O container é essencial para os processos de Importação e Exportação. São grandes caixas de aço que armazenam e transportam a carga em segurança, e apesar de parecer um conceito simples, acreditasse que sua invenção foi um dos maiores condutores para a globalização nos últimos 60 anos.
Antes do surgimento do container, o processo de transporte do material exportado ou importado também era realizado de forma arcaica e lenta, e gerava vários problemas, cada viagem realizada contava com quebras, deterioração dos recipientes, ou até mesmo a perda da mercadoria, sem considerar os danos gerados pelas condições climáticas e pelo tempo que cada viagem levava.
Observando o processo de embarque no Porto de Nova York e New Jersey, e compreendendo a lentidão, Malcom McLean começou a pensar em formas de agilizar a ação. Surgiu, então, sua ideia de armazenar suas mercadorias em grandes caixas de aço que conseguissem manter a qualidade dos produtos até chegar no destino final.
A partir de 1955 convicto da sua ideia, McLean começou a testar os formatos e chegou a uma definição, as grandes caixas de aço precisavam ser fortes, padronizadas, empilháveis, simples de carregar e seguras.
Porém, havia ainda um problema, era necessário a adaptação dos navios para os contêineres, já que o modelo da época era outro. A fim de testar sua ideia, ele adquiriu um navio petroleiro, modificou e fez o mesmo suportar até 58 containers. Com uma redução de custo esperada de até 25%, quando comparado aos outros formatos de transporte, Mclean estava certo que seria um sucesso e bem aceito ao mercado.
A novidade começou a ser aceita pelo mercado apenas em 1970, mas impactou historicamente o comércio exterior.