Quem é o Despachante e porque a empresa precisa tanto dele?
O Despachante Aduaneiro é o profissional que anda lado a lado junto com a sua empresa, auxiliando sobre os assuntos de aduana, fiscal, tributário, logístico e também a parte comercial que envolve o desembaraço das cargas na aduana, podendo ser uma exportação ou importação.
Este profissional representa a nossa empresa perante os órgãos governamentais e outras entidades. Quando a carga sai do país e quando ela chega, alguém tem que levar os documentos perante o fiscal e o despachante aduaneiro faz isso além de outras muitas funções.
Quando nós exportamos um produto para outro país, além das estratégias, análises e conhecimento de cultura existe o processo físico, propriamente dito, que é a exportação do produto, o deslocamento dele da origem na indústria até o destino combinado com o cliente que pode ser o estoque dele no país de destino.
A exportação física requer alguns conhecimentos necessários como a confecção de documentos, classificação fiscal da mercadoria, preenchimento correto, classificação tributária, entre outras peculiaridades. As regras fiscais mudam dependendo do modal (tipo de transporte). Quando falamos de exportação marítima, é necessário emitir o BL que é o comprovante de embarque marítimo mas quando fazemos uma exportação aérea nós emitimos o AWB que é o comprovante de embarque aéreo. Nestes processos o despachante é importante pois ele irá preencher os documentos corretamente e cuidar para que o desembaraço dos produtos seja realizado corretamente em bom andamento junto ao fiscal.
Habitualmente eu digo que o despachante é alguém de sua confiança porque ele vai muito além de documentos, ele irá te ajudar a classificar produtos corretamente, compreender a legislação e parte fiscal. Se durante a importação você classificar seu produto da maneira errada, pode ter que pagar uma multa. Talvez você esteja pagando algo que não precisa pagar. Ele vai buscar informações para ajudar a otimizar o seu processo fiscal.
O despacho aduaneiro é uma atividade que requer muito conhecimento sobre tantas particularidades que envolvem o comércio internacional, fazendo-se então muito necessário escolher um bom profissional.
Com o profissional correto ao seu lado é possível obter melhores resultados, otimizar os processos e evitar a aplicação de sanções e outras penalidades em decorrência de erros por falta de conhecimento.
Nós orientamos os parceiros necessários para a empresa que quer se internacionalizar, mas não te deixamos sozinhos nessa, nós apresentamos opções e te ajudamos a selecionar a empresa mais qualificada para o seu business. Vem com a gente!