Como qualquer coisa que acontece em nossa vida e que muda o rumo do habitual, nós nos adaptamos e buscamos uma alternativa diferente para melhorar as situações. Na pandemia não foi diferente pois, empresas, mercados e consumidores se adaptaram e modificaram sua maneira de produzir e consumir para driblar as barreiras apresentadas.
As restrições e barreiras aconteceram em todos os países, alguns de maneiras similares e outros diferentes, porém não deixaram de existir. O fechamento de fronteiras para conter o fluxo de pessoas foi uma delas e afetou o mercado de comércio internacional.
Diferentes medidas para a segurança da saúde respingaram sobre a economia, não só dos pequenos negócios de bairros mas também de países e grandes empresas, desacelerando e até zerando algumas produções em todos os seguimentos imagináveis. Oscilações de estoques altos e baixos durante este ano foi normal, sem controle linear.
Segundo as projeções do FMI, tivemos uma recessão de 3% em todo o mundo. Com este reflexo a demanda por produtos do exterior também oscilou muito durante estes meses e ainda sofremos alguns reflexos no mercado nacional como a falta de matéria prima em muitos seguimentos.
Com todas estas mudanças e decisões sócio-políticas, nós também tivemos reflexo dentro do nosso lar modificando nossa maneira de consumir, seja ao comprar algum produto com melhor preço ou priorizar o consumo dos produtos básicos. Algumas pessoas deixaram de comprar no supermercado e priorizaram os mercadinhos e lojinhas do seu próprio bairro, tanto para ajudar as pessoas quanto para não entrar em contato com aglomerações.
Essas e outras pequenas mudanças do nosso dia-a-dia surtiram efeito em todo o mundo. Aumentou-se a busca por produtos mais populares, a preparação de alimentos em casa virou algo mais rotineiro no qual demandou mais produtos prontos, massas e preparações fáceis, pois com a vinda do home office nós investimos mais tempo dentro de casa.
Nas negociações internacionais isso também aconteceu, os clientes buscam por produtos mais em conta e de alto giro, que são os produtos mais buscados pelos consumidores no ponto de venda, os famosos produtos de cesta básica.
As empresas de produtos básicos tiveram sua demanda esgotada e aumentaram sua produção com a pandemia para poder suprir as necessidades globais. No contraponto deste cenário, os produtos mais gourmet e com uma demanda mais específica tiveram queda em seu volume. É importante que a empresa esteja com um bom planejamento nacional e internacional com variedade de canais, linhas e público por produto, para que ela consiga se posicionar melhor e estabilizada comercialmente e consecutivamente tenha mais força financeira para suprir uma crise mundial.
Uma resposta em “O que a Covid-19 mudou no Comércio Internacional?”
Excelente conteúdo, muito didático e esclarecedor. Parabéns!!!