Um recente estudo realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) mostrou que o Canadá é um promissor mercado para quem está no mercado games e planeja internacionalizar seus negócios.
A Agência, após uma missão prospectiva pelas principais cidades do país, mapeou as oportunidades para o desenvolvimento de games por lá, e identificou que o Canadá apresenta políticas públicas que estimulam a indústria criativa e de tecnologia local, e assim, favorece os canadenses e também as empresas estrangeiras estabelecidas ali.
O Canadá já atraiu grandes players internacionais, já que seu setor de games é um dos mais produtivos do mundo. A indústria é uma das maiores, com mais de 900 empresas estabelecidas, algumas de grande nome como as gigantes Ubisoft e Electronic Arts que instalaram em terras canadenses atraídas pelos benefícios.
O estudo identificou também oportunidades de atuação das empresas brasileiras para external development e co-produção de games. Segundo o analista de Inteligência de Mercado da ApexBrasil e coautor do estudo, Rodrigo Wutke, “a presença de grandes estúdios no país gera uma constante demanda por parcerias para external development, ou seja, empresas instaladas no Canadá delegando partes do desenvolvimento de seus games como a arte, animação, efeitos visuais para empresas brasileiras”. Ele também afirma que o co-development “tem acontecido muito, é um excelente caminho para as empresas trocarem experiência, conhecimento e tecnologia”, diz Wutke.
Os canadenses afirmam que o Brasil está em um bom momento para parcerias no setor. O XDS – External Development Summit, evento internacional mais importante da indústria de jogos voltado para o desenvolvimento externo, no qual empresas brasileiras para participam e promovem a imagem e os serviços dos estúdios brasileiros jogos, apontou o Brasil como a região mais promissora para prestação de serviços na indústria de jogos em 2021 e 2022.
Segundo a diretora da Abragames e gerente do Brazil Games, Eliana Russi, a indústria brasileira começou a ser reconhecida pelo seu potencial nos últimos 10 anos, muito em função das ações do projeto.
De acordo com o Relatório da Indústria Brasileira de Games 2022, desenvolvido pelo Brazil Games, o Brasil é hoje o maior mercado de jogos eletrônicos da América Latina, com receita estimada em R$ 11 bilhões em 2021, e o 5º maior consumidor de games do mundo. A produção também está crescendo: desde 1982, quando o primeiro game brasileiro foi lançado, até hoje, o país soma mais de mil estúdios e 12.440 empregos gerados.
A diretora da Abragames e gerente do Brazil Games, Eliana Russi, afirma que “o que o Brasil quer não é exportar talentos, mas fazer parceiros, fazer negócios. Para nossas empresas é muito interessante fazer parceria com o Canadá, pois ele é porta de entrada para muitos outros mercados. O estudo da Agência é uma ferramenta para saber como chegar lá”.