A Colômbia está entre as economias mais atrativas na América Latina para o comércio internacional. No entanto, existem alguns desafios nas negociações com esse país.
Confira as principais oportunidades e desafios.
Oportunidades
O Brasil é o 4° principal fornecedor colombiano e a Colômbia está entre os 30 principais destinos da exportação brasileira.
A pauta brasileira é diversificada e possui grande participação de produtos de alto valor agregado.
Os alimentos produzidos no Brasil estão entre algumas das coisas do que o Brasil mais exporta para o Colômbia, o café não-torrado ocupa a 5° posição e o milho.
A Colômbia é o 2° país com mais produtos com oportunidade de consolidação para o Brasil, com destaque para veículos, produtos de plástico, metalúrgicos e químicos orgânicos.
É o 2° país alvo em número de projetos setoriais desenvolvidos pela Apex Brasil, com foco em variados setores do agronegócio, indústrias e serviços.
A maior parte das importações colombianos são provenientes de acordo, dente eles o ACE72 em parceria com o Mercosul que resultou em um aumento médio anual de 7,2% das exportações brasileiras para o país a partir de 2017.
Desafios
A China e os EUA são os principais fornecedores colombianos e correspondem juntos a quase metade das importações do país.
O custo do frete marítimo internacional aumentou desde o início da pandemia e em 2022 se agravou devido a alta dos preços dos combustíveis, escassez de contêineres e as novas restrições de circulação do comércio chinês. E no caso da Colômbia, essa alta comprometeu o diferencial competitivo brasileiro.
A Colômbia está em 4º lugar entre as 77 jurisdições classificadas quanto ao nível de complexidade de seu ambiente de negócios, apresentando dificuldades em termos de impostos, contabilidade, compliance regulatório e regras de câmbio internacional.