Categorias
Blog

Azeite de oliva e o mercado brasileiro

Consumindo mais de 62 mil toneladas de azeite estrangeiro, o Brasil é o sétimo maior consumidor desse produto e o segundo maior importador, de acordo com o Conselho Oleícola Internacional (COI).

No entanto, apenas 1% do azeite consumido pelos brasileiros é produzido em nosso país. Os principais produtores de estão concentrados na Grécia, Itália, Turquia, Marrocos, Tunísia, Portugal e Argélia, já na América, a Argentina e o Peru se destacam como os maiores fornecedores de azeite para o Brasil.

Nosso mercado consumidor é relativamente baixo, em média o brasileiro consome 300 ml de azeite por ano. Na prática, isso significa que o potencial de crescimento desse mercado é enorme e o Brasil poderá ocupar posições de destaque no futuro, principalmente devido ao aumento do consumo durante a pandemia.

Como importar azeite?

Para importar azeite é preciso estar atento aos requisitos brasileiros. Assim como na importação de vinho, existem procedimentos específicos que devem ser cumpridos como a necessidade de LI (Licença de Importação), obrigatoriedade de exame laboratorial e rotulagem correta seguindo a legislação brasileira, também há a necessidade do registro no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) também é obrigatório para os importadores.

Aqueles que apresentarem Certificados de Análise do azeite emitidos por laboratórios credenciados pelo MAPA nos países de origem não precisam coletar e analisar amostras no Brasil. Essa análise é realizada a fim de garantir os parâmetros de qualidades exigidos pela legislação.

Cuidados com a importação do azeite

Apesar de não ser de conhecimento geral, ocorre a falsificação do azeite de oliva, na qual, as fraudes mais comuns são a mistura de óleo de soja com corantes e aromatizantes artificiais, e a venda de azeite de oliva refinado como azeite extravirgem.

Contar com empresas especializadas nos processos de comércio internacional é fundamental para o sucesso da operação.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Select Language »
×