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A expansão do consumo mundial de mel brasileiro

Em relação a 2020, o faturamento das exportações de mel em 2021 aumentou 76%, equivalente ao valor de US$ 64,5 milhões. Em volume, o país vendeu quase 47 mil toneladas do produto, um crescimento de 6%. 

Os Estados Unidos são o principal consumidor do mel brasileiro, sendo o destino de quase 70% de todo o volume comercializado. Já os estados que mais exportam são Piauí, Santa Catarina e Paraná. 

Segundo o zootecnista do IDR, Rodrigo Rossi, em 2021, o valor médio do kg de mel foi de US$ 3,33, representando um aumento total de 72% para praticamente o mesmo volume exportado. 

O IDR também aponta expansão dos mercados. Além dos Estados Unidos e Alemanha, a Austrália vem se tornando um mercado notável, na safra de 2020/2021, teve uma participação de 20% no mel vendido pelo Paraná. 

Segundo a Associação Brasileira dos Exportadores de Mel, a certificação orgânica é a garantia de melhor preço no mercado internacional.  

O vice-presidente da Abemel, Daniel Breyer, afirma que o Brasil é responsável por fornecer 90% à 95% do mel orgânico mundial, que é muito valorizado no exterior devido a certificação orgânica, já que outros não têm condições de produzir por causa do excesso de uso de agrotóxicos. O mesmo ainda diz que “Assim, no Brasil nós ainda temos uma condição privilegiada com relação às nossas matas nativas, de produzir mel orgânico certificado, e isso tem sido um baita diferencial”. 

Mais um motivo contribui para o aumento das exportações, o baixo consumo brasileiro de mel. Enquanto os americanos consomem 900g e alemães chegam a consumir 3kg, o brasileiro consome, em média, apenas 140g. 

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