Depois do Canal de Suez algumas pessoas ficaram curiosas para compreender mais sobre os canais e suas funcionalidades.
Hoje, vim aqui te contar um pouco sobre o Canal do Panamá, inaugurado em 1914, um dos canais mais importantes do mundo e contar também como foi a minha visita por ele quando estava no país.
Ao chegar no Panamá, ainda tinha algumas horas livres antes de visitar alguns possíveis clientes. Nisso, tomei um taxi e fui exatamente até onde se localizava a entrada do canal do Panamá, para os visitantes.
Ao chegar lá, temos toda uma estrutura para visitantes, um pequeno museu para conhecermos a história do canal e também um simulador do navio como se você pudesse dirigir o navio ao entrar e sair do canal! Tem também duas cafeterias para você ficar sentando enquanto assiste o apresentador falar um pouco sobre a história do canal.
Ao visitá-lo fui surpreendida pela sua grandiosidade, importância na economia de países da região e impacto na economia global.
O canal foi construído com o objetivo de ligar o Oceano Atlântico ao Pacífico para facilitar o transporte de mercadorias, uma vez era necessário dar a volta em toda a América do Sul. Viagem essa que durava cerca de 20 dias, agora com o canal ela dura cerca de 10 horas.
Agora vamos aos números para quem gosta!
Para passar pelo canal é necessário pagar uma pequena taxa que depende do tamanho do navio e pode chegar em até 400 dólares.
A canal demorou cerca de 33 anos para ficar pronto e neste meio tempo mais de 30 mil pessoas perderam suas vidas porque houve um surto de febre amarela e de malária.
O canal foi construído com um tamanho habitualmente certo para a época, mas com o passar dos anos as embarcações tomaram proporções maiores e de 2007 a 2016 houve uma expansão no canal para comportar as embarcações maiores.
Hoje, o canal é considerado uma das 7 maravilhas do mundo moderno, e cerca de 40 navios atravessam o trecho em um dia, relativo a uma arrecadação de 2 a 4 milhões de dólares por dia e 2 bilhões de dólares ao ano.
Já parou para pensar se este canal travar igual aconteceu com o canal de Suez, hein?!
Está aí mais uma informação muito importante sobre logística internacional que envolve todo o nosso segmento internacional. Fica ligado aqui na EXmais que a gente sempre tem uma matéria legal que vai te ajudar a conhecer mais o mercado internacional, dominar a informação para fazer as escolhas certas para o seu negócio!