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Como o administrador pode alavancar sua própria internacionalização?

Um administrador envolvido no processo de exportação é 40% do projeto realizado.

A maneira na qual se administra a aplicação de projetos não muda muito de uma empresa para outra quando é da mesma nação, mas a maneira na qual o CEO envolve-se nos projetos é diferente, na maioria das vezes. A forma na qual o líder da empresa trabalha a internacionalização é muito mais importante do que a teoria em si. Vender o produto para o cliente lá fora as vezes é mais fácil do que vender a própria ideia de internacionalizar dentro da empresa.

Aplicar o projeto de internacionalização e adaptar os departamentos é algo que uma empresa estruturada tem em sua mente diariamente e quando o Diretor faz o processo acontecer junto com seus gestores tudo tem mais fluidez e chega-se ao objetivo muito mais rápido e fácil.  

Vou dar um exemplo de como um diretor pode elevar o patamar da mentalidade de exportação e comprometimento dentro de sua empresa. Quando o departamento de exportação tem alguma solicitação que precisa ser atendida dentro de um X tempo e algum departamento simplesmente passa um cliente nacional na frente, consecutivamente o departamento internacional não consegue cumprir o prometido ao cliente e assim a construção das relações internacionais fica mais difícil. É importante manter o comprometimento com o cliente, principalmente aquele que está lá longe sem olhar nos seus olhos.

O líder é a alavanca da energia de seus colaboradores. A empresa respira o líder e ela segue conforme as diretrizes dele. Ele é o combustível que os colaboradores precisam.

Se todo líder soubesse a força que ele tem para alavancar projetos e ações internas, as empresas assistiriam forças nascerem muito mais rápido internamente.  

O cliente internacional tem que ter a mesma ou até mais atenção pois ele está construindo a marca da empresa internacionalmente e a empresa deu a palavra de entrega do produto naquela data específica. Assim podemos ver que, se a empresa não entender que os esforços vem de baixo e precisamos unir todos os departamentos, a demora para chegar aos resultados será ainda maior.   

Vamos fazer com que nossas empresas nasçam com a ideia de exportar e vender ao mercado internacional para que os produtos estejam na língua do cliente e que seja possível conseguir produzir o que se promete no X tempo prometido e não falhar com o cliente.  

Vamos criar administradores que disseminam a ideia de exportação como uma ferramenta de crescimento não só para a empresa mas sim para todos os profissionais que nela estão. O crescimento é para todos.  

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