Categorias
Blog

Maturidade Exportadora é o pulmão da empresa

A maturidade exportadora da empresa precisa ser tão boa quanto a saúde do pulmão e das pernas de um corredor profissional!

A empresa exportadora que possui confiança na qualificação de seus colaboradores e no nível organizacional para concorrer com players internacionais está no mesmo nível do nadador profissional que compete sabendo que está qualificado para ganhar tal competição.

Entretanto é difícil mensurar em qual nível a empresa se encontra na hora de exportar, levando em consideração os países e competidores internacionais.

Uma das maiores dúvidas dos empresários atuais é ter certeza se a empresa esta preparada para entrar no mercado internacional e qual  caminho percorrer, pois ninguém quer entrar para perder, não é mesmo?

Uma empresa que não esta preparada para exportar é como um carro da fórmula 1 que entra na pista já com defeito para competir com todos os outros fabricantes. Inicia a corrida com desvantagem, sendo necessário fazer pausas durante a mesma para ajustar os problemas, gerando um grande prejuízo no tempo de prova e muitas vezes na estrutura do veículo.

A análise de maturidade exportadora que fazemos irá mostrar se sua empresa encontra-se em um nível regular ou favorável para dar início ao grande mundo da internacionalização. Baseado neste resultado de nível, é possível desenvolver objetivos e ações departamentais para serem aplicadas na empresa para que a mesma atinja o patamar para ser um player de peso frente ao mundo!

Quando não existe uma preparação interna favorável, as barreiras internacionais se transformam em dificuldades e prejuízos, levando a todos à uma grande frustração.

A análise de maturidade exportadora identifica se a empresa está pronta ou se ela ainda precisa passar por processos e alinhamentos internos para chegar ao patamar qualitativo para ser competitivo no exterior.

Internacionalizar sua empresa conscientemente é o nosso trabalho. Nós queremos minimizar todos os riscos possíveis para esta jornada internacional, e então fazer da sua marca uma referência internacional com um processo descomplicado e assertivo!

Categorias
Blog

Qual a importância da minha marca nos outros países?

Registro de Marca no Exterior é o documento de Identidade do seu produto.

Quando exportamos um produto é possível vendê-lo com a mesma marca comercializada no Brasil ou fazer uma embalagem com a marca do cliente internacional, isso muda de acordo com a estratégia da empresa. Na segunda opção não precisamos nos preocupar em registrar a marca pois seria responsabilidade do cliente.  

Ao vender o produto com a sua marca, é importante montar uma estratégia de inserção do produto diferentemente para cada mercado. Os costumes, concorrentes, embalagens, cores, língua e paladar devem ser levados em consideração ou o produto pode ter uma grande rejeição logo de início. Analisar e planejar a melhor forma na qual este produto vai chegar ao consumidor, como ele vai chegar e quais as mudanças teremos que realizar no produto para que ele seja aceito perante os órgãos reguladores e o mercado, é muito importante.  

Pensando em estratégia de inserção de produto no mercado internacional, uma das vertentes muito importante é o registro de marca. O registro dá a segurança ao proprietário de que ninguém irá copiar ou tomar posse da mesma. Vamos supor que você exporte sua coleção de camisetas para a Colômbia e lá o seu distribuidor pesquisa sobre o registro da marca e vê que ela ainda não foi registrada. Em uma posição oportuna, ele a registra no nome dele, automaticamente você perde o direito da sua marca, não tendo poder nenhum sobre ela naquele país.

O melhor dos cenários é registrar a sua marca quando o cliente realizar o primeiro pedido. Pois assim quando seu produto chegar no país de destino pela primeira vez, não haverá o risco de ter uma surpresa e ver outra pessoa se tornando dona da sua marca.             Assim como o registro de marca, existe várias outras vertentes muito importantes, que devem ser consideradas ao internacionalizar um produto. Não seja mais um empresário que leva sua marca para o exterior sem nenhum cuidado ou estratégia. É por isso que nós da EXmais trabalhamos junto com você, cuidando do seu negócio e da sua marca como se fossem nossos

Select Language »
×