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Estou preparado para internacionalizar o meu negócio?

É importante internacionalizar a empresa no momento certo, assim como o atleta chega em condicionamento adequado para tal campeonato  

              – “Tenho um conhecido lá em Miami e quero vender meu produto para lá”, “Ah, me ligaram de Portugal e disseram que estão interessados no meu produto, como eu faço a venda?”. Estas são frases que 99,9% dos profissionais do Comércio Exterior já ouviu. Infelizmente esta é uma situação corriqueira.  

              Devido a globalização, as multinacionalidades e a facilidade de se morar em outro país, as informações e o interesse por outros produtos também aumentaram. E como qualquer pessoa inteligente, fazem disso um negócio.  

              Em nenhum momento podemos dizer que esta é uma maneira incorreta de pensar no comércio internacional, afinal, não há certo ou errado, porém é importante saber dos riscos que envolvem trabalhar sem planejamento estratégico no mercado exterior.   

              Para internacionalizar uma empresa ou marca é necessário considerar a capacidade de atendimento ao mercado internacional referente a cada departamento que envolve a empresa.

              Os países do exterior tem demandas diferentes e consecutivamente é necessário atender padrões internacionais diferentes para embalagem, documentos, ingredientes, certificações de planta, fechamento de câmbio entre outras. Analisar as necessidades dos mercados, adaptar os processos internos, treinar os profissionais é muito importante para atingir uma maturidade exportadora para dar início a todo o processo com pé no chão e consistência.

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10 motivos para participar de uma feira internacional

Qual a função e como escolhe-las?

As feiras internacionais acontecem em vários países e diversos seguimentos, tanto no varejo, foodservice, agronegócio, tecnologia, calçados e confecção. 

A feira é um portal de acesso aos concorrentes do mundo todo. Por ela é possível comparar sua oferta exportadora com centenas de outras ofertas de diferentes países e cidades e também é possível obter conhecimento para melhor gerenciar sua exportação, pois o conhecimento nas feiras absorvido é gigante.

Ela é uma das ferramentas para impulsionar a exportação, não é a principal e nem a única. Podemos considerar que sete de 10 empresas realizam compras após terem visitado uma feira e feito contato presencial com alguém da companhia.

Para isso nós da Exmais elaboramos 10 motivos para você começar a sonhar com um stand internacional:  

  1. É muito mais fácil conquistar o cliente com olho no olho e apresentando seus produtos fisicamente do que por e-mail ou whatsapp;
  2. Aumento de networking em um curto espaço de tempo;
  3. Oportunidade concreta de visualizar as reações dos possíveis clientes;
  4. Maior concentração de clientes e concorrentes por metro quadrado;
  5. É possível testar novos produtos e ter um feedback instantâneo do comprador;
  6. Possibilidade de realizar uma pesquisa de mercado com mais assertividade;
  7. Maior probabilidade de encontrar parceiros e distribuidores porque o cliente que vem no seu stand está interessado realmente no seu tipo de produto;
  8. Desenvolver a imagem da empresa pois a vitrine internacional também é um investimento em marketing;
  9. Fortalecer os laços com clientes já existentes;
  10. Reavaliar as estratégias do departamento de exportação ao realizar um networking com outras empresas;

É MUITO importante visitar a feira antes de ser um expositor. Conhecer o ambiente, os concorrentes que habitualmente expõe naquela feira, tipo de stands, canal de distribuição que a feira tem foco, quais os tipos de produtos exibidos na feira, entre outras grandes informações muito valiosas que vão te ajudar a montar a estratégia para participar certeiramente.

Para escolher a feira correta para o seu tipo de produto é importante ter delineado a estratégia internacional da empresa, tanto por continentes e países, quanto por cidades e distribuidores. Assim pode-se escolher a melhor feira para atingir o plano de estratégia internacional desenhado.

Pesquisar e mapear os objetivos é o mais importante para escolher uma feira. Vem com nós da Exmais, porque este é nosso trabalho! Nós participamos de feiras anualmente e te auxiliamos a traçar o melhor caminho para o seu negócio!

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Aula Magna no Centro Universitário de Votuporanga

Iniciamos esta semana com muitos projetos aqui na Exmais e passamos para avisar que tivemos a honra de receber o convite do Centro Universitário de Votuporanga, Unifev, para um bate papo com a nossa diretora Aline Campos.

O tema do bate papo desta terça é sobre “ A humanização como ferramenta do processo de internacionalização de empresas e o papel do profissional como visionário”, algo que fazemos muito aqui na Exmais. 

Nossa diretora descreve sobre o convite e diz que “É um prazer poder falar deste tema na Aula Magna de amanhã na Unifev. Fico feliz por poder colaborar com os jovens, compartilhando as experiências e informações da minha jornada e do trabalho da Exmais. A internacionalização é algo ainda desconhecido para muitas empresas e poder falar disso com os estudantes, é um prazer enorme. Acredito que o melhor papel que nós gestores podemos fazer hoje, é proporcionar experiências e informações para que nossos jovens possam ser tornar profissionais visionários de muito conteúdo para fazer a diferença no mercado de trabalho”. 

A aula magna será ministrada para os cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unifev amanhã dia 20, das 19h30 às 22h30. A live será mediada pelo professor Rodrigo Bertolozzi que nos lembra da importância da aula magna para a Universidade “A aula magna é de extrema importância para os cursos de graduação, pois é nela que o curso é apresentado, por assim dizer. É nesse momento que os alunos tem a experiência de outros profissionais, que são chamados para participar como palestrantes ou convidados”, completa Rodrigo.

Bertolozzi  faz parte do corpo docente da faculdade e é proprietário da ASAP Assessoria Empresarial, com mais de 15 anos atendendo a cidade de Votuporanga e região.

A Exmais faz parcerias, fomenta o conhecimento e conecta você com o mundo!

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Como exportar com o dólar volátil do mercado Brasileiro?

No cenário atual em que o dólar oscila com grande salto é preciso buscar empresas que vão te ajudar a ter segurança e minimizar os riscos em busca do sucesso do seu empreendimento

O dólar estadunidense ou dólar americano é a moeda oficial dos Estados Unidos, na qual é utilizada em transações de compra e venda no mundo inteiro e também é operada como moeda de circulação em vários outros países.  Habitualmente é a moeda base para precificação e comercialização no mercado internacional.

Ultimamente podemos observar que a volatilidade do dólar acontece com mais frequência desde o início da pandemia no Brasil. Esta oscilação da moeda acontece por vários fatores, entre eles a falta de estabilidade política, jurídica e econômica do país. Devido esta falta de certeza econômica e de projetos consistentes que tenha bons resultados econômicos, nosso país acaba perdendo dinheiro de investidores.  

Esta variação é uma realidade do mercado do dólar, sempre ocorreu, porém agora esta mais acentuado que o normal e nós entendemos que isso assusta muitos empresários que trabalham com a moeda, tanto para importar quanto para exportar. Nas duas situações é necessário ter um bom planejamento de consumo de matéria-prima caso você compre utilizando o dólar, e um bom planejamento de vendas caso você exporte produtos e receba em dólar efetuando o fechamento de câmbio.

Esta alternância também causa preocupação e dúvidas nos empresários que querem começar a internacionalizar sua marca para ter melhor competitividade, poder industrial e estabilidade financeira.

Estruturar os processos, desenhar estratégias e gerar previsões na ponta do lápis é super importante para minimizar os riscos internos e externos que o dólar pode causar em seu empreendimento.

Depois de alguns anos atendendo empresas que se internacionalizaram, nós conhecemos os riscos que podem surgir devido ao dólar, e o nosso papel é criar estratégias e formas para que sua empresa fique isenta destes possíveis riscos que a oscilação da moeda pode lhe causar.

O planejamento para adaptar os departamentos da forma correta, as estratégias de ações internacionais certeiras são imprescindíveis para obter sucesso na internacionalização da sua empresa. Nosso foco é desenvolver, criar e colocar no papel todas as ações para minimizar os seus riscos, junto contigo e com sua equipe.

Aqui nós mostramos os riscos, apresentamos as precauções à se ter com uma moeda internacional e ajudamos você empresário a aplica-las todas em seu processo com seus colaboradores. 

Uma equipe com alto conhecimento de riscos, benefícios e variadas situações internacionais é uma equipe que trabalha com diferencial, qualidade e alta performance para fazer que este cenário do dólar seja somente mais uma oportunidade para estar na frente das outras empresas!

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O que o navio no Canal de Suez tem a ver com o nosso dia a dia?

Inaugurada em 1869, o Canal de Suez que é localizado no Egito, é uma artérias do mundo e contém 193 quilômetros, conecta o mar mediterrâneo ao mar vermelho. Segundo a BBC, 12% do comércio mundial passa por este canal. Por aí já podemos ter uma ideia de que algo pode impactar nossa rotina.

O cargueiro Ever Given, de cerca de 400 metros de comprimento, peso de 200 mil toneladas, encalhou por uma falha técnica que esta sendo pesquisada até hoje, mas o motivo pelo qual ele encalhou não é nosso foco hoje.

Você já parou para pensar porque o canal é tão importante para nós?

Primeiro porque ele é um elo entre o Oriente e o Ocidente. Ele tem um alto valor porque oferece aos navios uma rota mais curta entre a Ásia e o outro lado do globo sem ter que passar pelo Cabo da Boa Esperança no extremo sul do África. Neste trajeto feito pelo Canal de Suez é possível dizer que um navio esta economizando 9 mil quilômetros na rota em cada sentido, reduzindo em 45% a sua distância.

Quem não quer ter uma economia destas na sua rota?

Outro motivo é pelo valor financeiro que o canal possui. No canal passam por dia cerca de 50 bilhões de reais em cargas. Cerca de 19 mil navios em média por ano.

Podemos considerar que o canal de Suez é vital para a cadeia de abastecimento do globo porque por lá passam-se gás, combustíveis, alimentos e infinitos produtos. Levando em consideração que durante este tempo em que o navio ficou encalhado, acumulou uma fila de cerca de 150 navios aguardando passagem pelo canal.

Com o atraso da passagem dos navios pelo canal e consecutivamente atraso na chegada dos navios nos portos de destino, aumenta o risco de congestionamento nos portos e isso afeta totalmente a cadeia de abastecimento.

Podemos pensar que algo em nosso entorno vai atrasar porque algum destes 150 navios com certeza estava vindo para o Brasil para nos abastecer com alguma coisa.

A cadeia de abastecimento do globo esta conectada de alguma forma e fluída pela maneira no qual ela trabalha. Os embarques internacionais estão vulneráveis a qualquer acontecimento que as vezes foge do nosso controle, por isso é importante ter uma exportação bem planejada, fazer o seguro da carga, planejar o embarque antecipadamente combinado com o cliente. De alguma maneira um bom planejamento pode ajudar a minimizar os riscos que podemos encontrar pela frente.

Vamos programar toda nossa cadeia logística de importação e exportação com cautela e planejamento. Veja com a Exmais como nós podemos te ajudar.

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A importância de internacionalizar pessoas

Nós da Exmais carregamos a bandeira da humanização de pessoas para o processo de internacionalização

Podemos dizer que o coração da exportação é a venda. A exportação não acontece fisicamente caso a venda não exista. Definimos a venda como a transferência da posse de algo de uma pessoa para outra mediante o pagamento, no caso da exportação ela é a venda ou remessa de um produto de um país para outro.

Quando falamos nestes processos não podemos nos esquecer que eles só acontecem porque há um profissional por trás de cada uma das etapas como a venda, documentação, logística, coordenação, pós venda entre outros. Por isso nossa empresa tem o foco na humanização de processos e qualificação de pessoas. Nosso foco são as pessoas e profissionais que compõe o cenário de todo o processo empresarial de internacionalização.  

A humanização de processos é pensar nas pessoas antes de pensar no próprio processo em si. É importante saber qual ser humano esta por trás da realização daquela ação e como podemos melhorar o trabalho dele e a maneira no qual ele aplica seus conhecimentos. Efetuamos treinamentos, compartilhar conhecimentos e informações internacionais pois assim auxiliamos os profissionais a construir seu mindset internacional na sua expertise.

O colaborador aplica seu conhecimento ao atuar na sua função e tendo uma maior gama de conhecimento e informações é possível ter um melhor desempenho falando em mercado internacional.

Junto a cada colaborador nós da Exmais temos a expertise para construir profissionais alinhados com o mercado internacional para então alinhar a empresa a um outro patamar de desenvolvimento.

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O que a Covid-19 mudou no Comércio Internacional?

Como qualquer coisa que acontece em nossa vida e que muda o rumo do habitual, nós nos adaptamos e buscamos uma alternativa diferente para melhorar as situações. Na pandemia não foi diferente pois, empresas, mercados e consumidores se adaptaram e modificaram sua maneira de produzir e consumir para driblar as barreiras apresentadas.

As restrições e barreiras aconteceram em todos os países, alguns de maneiras similares e outros diferentes, porém não deixaram de existir. O fechamento de fronteiras para conter o fluxo de pessoas foi uma delas e afetou o mercado de comércio internacional.

Diferentes medidas para a segurança da saúde respingaram sobre a economia, não só dos pequenos negócios de bairros mas também de países e grandes empresas, desacelerando e até zerando algumas produções em todos os seguimentos imagináveis. Oscilações de estoques altos e baixos durante este ano foi normal, sem controle linear.  

Segundo as projeções do FMI, tivemos uma recessão de 3% em todo o mundo. Com este reflexo a demanda por produtos do exterior também oscilou muito durante estes meses e ainda sofremos alguns reflexos no mercado nacional como a falta de matéria prima em muitos seguimentos.

Com todas estas mudanças e decisões sócio-políticas, nós também tivemos reflexo dentro do nosso lar modificando nossa maneira de consumir, seja ao comprar algum produto com melhor preço ou priorizar o consumo dos produtos básicos. Algumas pessoas deixaram de comprar no supermercado e priorizaram os mercadinhos e lojinhas do seu próprio bairro, tanto para ajudar as pessoas quanto para não entrar em contato com aglomerações.  

Essas e outras pequenas mudanças do nosso dia-a-dia surtiram efeito em todo o mundo. Aumentou-se a busca por produtos mais populares, a preparação de alimentos em casa virou algo mais rotineiro no qual demandou mais produtos prontos, massas e preparações fáceis, pois com a vinda do home office nós investimos mais tempo dentro de casa.

Nas negociações internacionais isso também aconteceu, os clientes buscam por produtos mais em conta e de alto giro, que são os produtos mais buscados pelos consumidores no ponto de venda, os famosos produtos de cesta básica.

As empresas de produtos básicos tiveram sua demanda esgotada e aumentaram sua produção com a pandemia para poder suprir as necessidades globais. No contraponto deste cenário, os produtos mais gourmet e com uma demanda mais específica tiveram queda em seu volume. É importante que a empresa esteja com um bom planejamento nacional e internacional com variedade de canais, linhas e público por produto, para que ela consiga se posicionar melhor e estabilizada comercialmente e consecutivamente tenha mais força financeira para suprir uma crise mundial.

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Você sabe a diferença entre exportação e internacionalização?

O mundo da internacionalização é muito abrangente e possui uma variedade de ferramentas que nos possibilitam planejar a exportação da melhor maneira possível. É importante nos atentar da gama de possibilidades, pois a exportação é apenas uma das ferramentas da internacionalização. Quando falamos de internacionalizar uma empresa ou marca, é considerável buscar instrumentos de trabalho e análise para realizar o projeto de maneira eficaz.

É valoroso entender a diferença entre exportação e internacionalização. Obter discernimento dos dois processos é importantíssimo para clarear metas, encontrar os objetivos certos e definir ações, pois entender as etapas separadamente nos ajuda a responder perguntas que vão nos guiar para desenvolver um bom planejamento.

A exportação é a venda ou remessa de um país para outro; usando a linguagem do comércio exterior, seria desnacionalizar a mercadoria no seu país de origem e enviá-la para um outro país, e lá, será nacionalizada passando pela aduana, antes de entrar no território. Podemos entender que exportar é o simples ato da venda saindo de nossas fronteiras. Na exportação nós simplesmente atendemos a necessidade de produto de um cliente internacional. Vendemos o nosso produto para proporcionar valor para aquele mercado ou país, agregando mais variedades para aquele mercado ou até mesmo atendendo uma necessidade pontual.

A internacionalização é simplesmente internacionalizar, ser internacional. Podemos definir como o processo de tornar ou transformar uma empresa ou marca internacionalmente.

Na internacionalização existe todo o processo de desenvolvimento de capacidade interna de uma empresa, tanto fisicamente quanto de inteligência e treinamento de equipe;  estratégia de mercado, análise de produto e marca, definição de planos e objetivos por país e por linha de produto.

Nossa consultoria visa o desenvolvimento da melhor forma para a aplicabilidade de uma internacionalização com eficácia, junto a você empresário, sanando todas as dúvidas e planejando caminhos junto a sua equipe. Acreditamos na internacionalização de pessoas e mentes, pois a humanização do processo internacional é o resultado de uma empresa com um alto nível de capacidade de planejamento e pensamento com mindset internacional, levando a mesma a outro patamar comparada as empresas nacionais. 

É importante que você empresário entenda a diferença de uma simples venda que é a exportação e que a internacionalização abrange muito mais que uma venda, é o planejamento de pessoas, departamentos, marcas, linhas e países para que você construa a sua marca onde quiser e como quiser, sendo então um player internacional.

O planejamento de internacionalização possibilita o desenvolvimento de marca, escolha de mercados e parceiros de melhor qualidade, maior rentabilidade, menor risco e diversificação de faturamento, pois uma empresa internacional tem menor chance de ter problemas em uma crise financeira nacional. Nós da EXmais te ajudamos a levar a sua marca para o mundo e sua empresa para outro nível!

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Cultura e comunicação internacional

Na antropologia podemos entender que cultura é todo o complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, moral, lei, costumes e todos os outros hábitos e capacidades do homem como membro da sociedade.

              A cultura é tão importante que podemos encontrar 167 variações de definições de cultura feito por estudiosos e cientistas. Ela é importante porque é através dela que transmitimos o conhecimento de um povo, os costumes e hábitos, registrando então sua história para os próximos ancestrais.

A cultura é o meio pelo qual podemos conhecer profundamente uma sociedade e um país. É importante entendermos o quanto é essencial estuda-la antes de realizar a internacionalização da sua empresa. Os países e culturas são diferentes e mudam constantemente; pois a cultura pode ser modificada o tempo todo porque ela é produzida por nós mesmos a todo momento.

Realizar a internacionalização de uma empresa sem antes conhecer a cultura do local em que vamos vender nossos produtos é como correr uma maratona sem ter um tênis específico, podendo depois gerar problemas de saúde. A exportação pode ocorrer e a venda pode ser concretizada, porém não sabemos o que acontecerá com seu produto em um país de costumes diferentes.

O estudo de produto e mercado é primordial para poder realizar as adaptações necessárias no seu produto e na sua marca para então abranger o país de uma forma cultural, para que as vendas tenham uma maior probabilidade de giro e sua marca possa ser concretizada no mercado internacional com a melhor visão possível.

Nós sabemos fazer tudo isso. Desenhamos o caminho para a entrada do seu negócio no país desejado, desenvolvemos as ações e caminhamos junto contigo de mãos dadas para a aplicação de toda a estratégia desenhada, tirando dúvidas e acompanhando para o sucesso do seu negócio.

Vem com a Exmais para conhecer o nosso trabalho!

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Quais os riscos da exportação?

A Exportação é sinônimo de paciência, é necessário plantar pensando em colher no médio/longo prazo, pois o benefício pode ser colhido a vida toda; uma empresa que exporta 30% de seu faturamento tem uma maior segurança no caso de uma crise nacional.

Levando em consideração o cenário promissor que a exportação pode nos proporcionar, quando consolidada, é muito provável que você empresário já se pergunte se este negócio de exportar é rentável mesmo e quais os riscos que sua empresa pode sofrer. Com certeza, elevar seu negócio a outro patamar, quando não se conhece exatamente onde está entrando, é um tanto quanto perigoso.  

Quando falamos de riscos, podemos considerar diferentes células de análise como: Risco país, risco Cambial, variabilidade de demanda, jurídico, falta de pagamento, contestação da mercadoria, entre outras possibilidades.

Todas elas existem e qualquer empresa está suscetível a elas. Pensando nisso a Consultoria Exmais nasceu com o objetivo de ajudar aos profissionais, colaboradores e empresários a clarificar todas as dúvidas e guia-los por este mercado tão promissor. Nós temos o objetivo de fazer este projeto junto com você, pensando na maturidade da empesa e capacidade exportadora do seu negócio.

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