Uma das coisas importantes no Comércio Internacional são os parceiros que escolhemos para seguir conosco, empresário, durante esta caminhada. Costumo dizer que o despachante aduaneiro é tão importante quanto a pessoa que faz o seguro do nosso automóvel. Ele pode dar informações importantíssimas para nós realizarmos um trabalho melhor com menores despesas e riscos.
Trabalho com um parceiro de despacho aduaneiro desde que comecei na área de Comércio Internacional e caminho com ele, pois temos o melhor suporte aqui para a Exmais.
Julio que é empresário, profissional de despacho aduaneiro e atualmente sócio-diretor da Nauta Loger Inteligência em Comércio Exterior. Ele que tem formação em Comércio Exterior, é despachante aduaneiro e tem mais de 16 anos de experiência em Comércio Internacional e vai compartilhar conosco o seu conhecimento referente a este serviço que hoje é essencial em nossa área de exportação e internacionalização de empresas.
Julio, bem vindo ao nosso blog.
Explique para nós os serviços que o despachante aduaneiro realiza e qual a importância deste parceiro hoje para a empresa exportadora.
Em linhas gerais, o despachante aduaneiro é o profissional responsável por representar o exportador ou importador juntos à Receita Federal do Brasil e nos diversos órgãos anuentes do Comércio Exterior brasileiro. Obviamente que suas atividades não se restringem apenas à representação, pois o despachante atua com bastante relevância em operações de importação e exportação, como por exemplo: confeccionando documentos que instruem um embarque ou mesmo analisando documentos emitidos pelo exportador e fazendo com que erros sejam evitados ou que processos sejam instruídos sem as devidas observações relacionadas às exigências previstas nas diversas regulamentações trazidas tanto pela RF quanto por órgãos anuentes.
Conte um pouco da história da Nauta Loger para nós. Como ela começou e de onde surgiu a ideia de seguir sua própria carreira empresarial?
Sempre atuei dentro de empresas privadas, e aprendi muito dentro de cada empresa que passei, mas em uma fase de minha carreira dentro de uma empresa que eu atuava já há 8 anos, eu percebi que eu não mais fazia parte do modelo de gestão da empresa e não concordava muito com as ações de gestores e mesmo da direção da empresa e, neste cenário que eu resolvi encarar o empreendedorismo e com a ajuda de pessoas que também buscavam algo novo para suas carreiras, nós fundamos a CargoBrax em Novembro de 2016, meu sócio e eu. Após dois anos de sociedade, nós encerramos nossa sociedade e, eu segui com as operações da empresa e ai foi quando, minha esposa se tornou minha sócia e nós contratamos um estúdio que criou uma nova marca para nossa empresa e redefinimos os propósitos que seguimos atualmente, assim surge a Nauta Loger Inteligência em Comércio Exterior, uma empresa que deixou se cuidar apenas de operações de seus clientes para ser um braço importante na tomada de decisões de seus clientes.
Quais os serviços que a Nauta Loger oferece hoje?
A Nauta hoje oferece, além do serviço de despacho aduaneiro de importação e exportação junto às Alfândegas no Brasil e no exterior, nós também oferecemos agenciamento de cargas aéreas, marítimas e rodoviárias saindo do Brasil para o exterior ou do exterior para o Brasil. Nos também oferecemos aos nossos clientes, serviço de assessoria na obtenção de redução do imposto de importação via ex-tarifário. Faz parte também de nossa prestação de serviços, a consultoria às empresas para estudo de viabilidade econômica de produtos a serem importados ou exportados com planejamento de logística e aplicação de custos e tributação nas operações. Nós também atuamos como apoio comercial de clientes exportadores fazendo o pós-vendas destes clientes, e para os importadores, nós oferecemos todo suporte no desenvolvimento de fornecedores no exterior através de contato direto do Brasil e com nossos parceiros no exterior.
Como o empresário pode minimizar seus riscos em uma exportação com a parceria entre ele e o despachante aduaneiro?
Ao realizar uma operação com o amparo de um despachante aduaneiro, o exportador pode evitar custos não previstos, com a emissão correta dos documentos, a atenção às exigências legais para a saída de mercadorias do Brasil, o acompanhamento da liberação da mercadoria em aduana, além de contar com a experiência de um profissional que se dedica a clientes de diferentes segmentos.
O que é o NCM e qual a importância desta consulta antes de exportar ou importar algum produto?
A sigla NCM significa Nomenclatura Comum do Mercosul, de maneira simplificada, é um conjunto numérico que podemos chamar de códigos, formado por 8 dígitos que correspondem a um determinado produto. Todo produto que circula dentro do mercado interno brasileiro ou no Mercosul, possui a obrigatoriedade de possuir seu código NCM. A NCM tem como base o Sistema Harmonizado de mercadoria que é utilizado internacionalmente. A fundamental importância de se consultar e de utilizar a correta NCM se deve ao fato de que o uso incorreto em uma mercadoria acarreta multa por erro de classificação, além de transtornos com correção e atrasos na liberação de mercadorias. Conhecer bem a NCM de seu produto minimiza os riscos em sua operação e, fundamentalmente na importação que temos à cada NCM um conjunto de aplicação de tributos a serem oferecidos, o uso incorreto, além de acarretar multa pela incorreção, pode gerar também multas sobre tributos recolhidos com valores menores em uma NCM errada.
Qualquer empresário do Brasil pode fazer contato para contratar seus serviços? Deixe aqui seu contato e comentários a adicionar no nosso tema.
Toda empresa, independentemente do porte, pode sim fazer contato conosco para tratar de assuntos relacionados a exportação e/ou importação. O contato de nosso escritório é o 14 3434-0102 ou email contato@nautaloger.com ou o meu email julio@nautaloger.com