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Frutas tropicas: a oportunidade de exportação para o mercado chinês

Uma das ferramentas de análise de Marketing mais conhecida é a Analise SWOT. Nela fazemos uma análise do cenário empresa/mercado sobre oportunidades, ameaças, forças e fraquezas. Ter essa análise em mente é fundamental para nortear a tomada de decisão de cada gestor que queira fazer o seu negócio crescer.

Para quem comercializa frutas tropicas certamente estará com um item muito bem destacado dentro do seu quadro de oportunidades na Analise SWOT: Crescimento do Consumo de Frutas Trocas na China.

Os consumidores chineses estão cada vez mais preocupados com qualidade de vida e por isso estão mais ávidos no consumo de alimentos mais saudáveis, como as frutas tropicais.

Este fenômeno ocorre por conta do aumento da população obesa com mais de 18 anos, na qual praticamente dobrou em 10 anos, indo de 47,4 milhões em 2010 para 90,3. Isso tem levado aos jovens buscarem hábitos e consumo de alimentos mais benéficos para a saúde, diminuindo o açúcar em sucos, chás, sobremesas, além de evitarem alimentos ultraprocessados. Outro fator que tem fortalecido essa posição dos chineses é que os consumidores tem dado mais atenção aos ingredientes dos alimentos, habito que foi fortemente impactado e desenvolvido por conta da Covid-19.

A crescente demanda de alimentos frescos acaba pressionando a cadeia de fornecimento e distribuição na China, onde já se identifica duas tendências:

  1. Aumento do uso de e-commerce por agricultores, o que facilitará o acesso direto ao consumidor.
  2. As lojas eletrônicas tradicionais abriram pontos físicos para os clientes avaliarem a qualidade dos alimentos. Um movimento planejado para tentar frear o aumento das reclamações com relação à qualidade dos alimentos.

Esses dois pontos apontam que o fator qualidade tem se tornado um fator cada vez mais relevante.

Essa alta na demanda fica evidenciada pelo Euromonitor Internacional, na qual aponta que só em 2020 o consumo de frutas na China alcançou 113 milhões de toneladas e até o final de 2021 esse número deve aumentar 17% e em questões monetárias, foram US$ 138,9 bilhões em 2020, sendo estimado um aumento de 6,5% em 2021.

Segundo relatório produzido pela ApexBrasil, o consumo de frutas deve crescer em três anos no mais oriental, visto que o Ministério da Saúde da China elaborou orientações que recomendam o consumo de frutas, assim como também as introduziu nas Diretrizes Alimentares para Crianças Chinesas em Idade Escolar.

Em 2020 a importação chinesa de frutas tropicais alcançou o montante de US$ 1,5 bilhão, 67% maior do que a 3 anos a trás. Dentre as principais frutas importadas estão: Goiabas, mangas e mangostões (SH 0804.50 – US$ 752,8 milhões) uvas frescas (SH 0806.10 – US$ 642,8 milhões), abacates (SH 0804.40 – US$ 71,6 milhões), uvas secas (SH 0806.20 – US$ 33,5). Perceba que todos esses itens são produzidos em solo brasileiro, que possui uma enorme parceria comercial com o país chinês.

Como falamos no texto passado, sobre montar o seu planejamento (https://exmais.com.br/2021/12/13/voce-ja-montou-o-seu-planejamento-para-2022/), a hora de colocar os preparativos para entrar em um segmento em expansão no mercado que mais cresce no mundo é agora!

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