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Você já montou o seu planejamento para 2022?

Esta matéria é para as empresas que já tem uma pequena maturidade exportadora e você empresário que já efetuou algumas vendas internacionais e tem ideia do quão complexo é a exportação.

Dezembro chegou com toda a correria de fechamentos, embarques e documentações e junto com ele não pode ficar de fora o planejamento para 2022.

O planejamento é tão importante quando o controle financeiro de sua empresa. É com ele que vamos nos direcionar sobre quais macro-objetivos do departamento e também as ações que vamos realizar para conquistar cada um dos itens de nossa lista.

Pensando na variação do dólar em que estamos vivendo desde o início da pandemia, é muito importante manter sempre um dólar mais abaixo da nossa realidade atual, pensando na média em que ele pode estar no próximo ano. Sempre importante fazer pesquisas com outros exportadores e ler as dicas de alguns economistas para nos direcionarmos nesta situação, por isso eu prefiro não fazer a indicação de um dólar para 2022 no nosso blog.

Um dos principais fatores que influenciam o planejamento de operações internacionais é a cotação do dólar, contudo, isso é um fator externo que a empresa não controla, portanto não tem gerência sobre tal valor.  

Há, porém, operações e ações que a empresa pode realizar a fim de se prevenir de uma oscilação forte do dólar. Estas ações por si precisam de muita leitura de cenário e têm diversas variáveis, por hora então deixarei esse assunto para outro post.

A ideia do planejamento é pensar em algumas perfectivas importantes referente ao mercado internacional, pois em algumas situações podem ser similares ao mercado nacional, neste aspecto. Tais como:

  • Selecionar os países em que vamos trabalhar o desenvolvimento da marca;
    Sempre importante levar em consideração que não podemos ter “foco” em muitos lugares, pois não há como desenvolver um trabalho eficiente, sendo que as energias estão espalhadas em vários lugares. A não ser que você seja um exportador experiente e esteja na fase de expandir o seu Market Share pelos continentes em geral e tenha alguém locado, ou um parceiro, nos países de destino.  
  • Encontrar e explorar todas as possibilidades de canais disponíveis para o trabalho com a sua marca e detalhar quais delas são mais importantes para a empresa.
    Vale a pena pesquisar o volume de faturamento de cada canal no país em que pretendemos exportar. Assim teremos um melhor direcionamento de prioridades;
  • Pontuar as modalidades de entrada da marca no país desejado;
  • Se você possui mais de uma marca em sua empresa, é necessário pontuar as estratégias e ordem de inserção de cada marca em cada mercado e canal;
  • Nos países em que você já exporta deve-se criar diretrizes numéricas de desenvolvimento para os vários aspectos: expansão de distribuição geográfica, abertura de novos clientes, aumentos de pontos de vendas e canais, introdução de outros itens do seu portifólio nos clientes existentes, estreitar os laços com estes clientes, efetuar treinamentos, entre outros pontos.
  • Listar os possíveis aspectos positivos e riscos referente ao cenário internacional para o próximo ano e o que isso pode refletir nos mercados atuais;

Estes e outros aspectos precisam ser considerados para não ficamos perdidos perante as possibilidades em que muitos países do mundo e variedade de possiblidade de negócios podem nos trazer.
Dentro de cada aspecto, país, mercado e cliente é importante pontuar as ações que vamos realizar durante o ano de 2022 para chegarmos a estes objetivos.

Sobre as viagens e ações internacionais, é válido analisar os mercados e estratégias definidas acima para depois incluir os eventos e visitas mais importantes conforme a prioridade do planejamento.

Todas as ações e objetivos que você vai definir com sua equipe compondo o planejamento acima devem ser analisamos mensalmente, e se necessário, reformulados. A flexibilidade é muito importante para o sucesso do mercado internacional, pois as mudanças estão ocorrendo cada vez mais rápidas e nós também precisamos adaptar-nos a elas.  

Se você já trabalha com exportação direta, mas está com alguns problemas ou quer saber mais sobre a produção do planejamento para as suas exportações em 2022, é só entrar em contato conosco que vamos te ajudar.

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