Todos os departamentos são importantes para o bom fluxo da internacionalização dos processos da empresa. Cada departamento necessita de algumas adaptações e as pessoas de conhecimentos extras para atender a demanda do mercado internacional.
Algumas coisas são processos realizados de maneira diferente, porém outros são estritamente cultural e não conseguimos palpar. As empresas que mantém 100% a maneira de pensar e agir como o brasileiro, correm alguns riscos, como perder o cliente ou ele subir sem se explicar.
Um exemplo bem prático é achar que a cor da embalagem do seu produto no Brasil é a mesma considerada no país de destino. Pensar que a tabela de preços e o catálogo com as informações que o comprador do Brasil precisa, é a mesma que no exterior e não é.
Por isso é muito importante a adaptação e o desenvolvimento do pensamento internacional.
O cliente que está locado no outro país não tem conhecimento do seu processo interno, ele não sabe quantos dias habitualmente você demora para adaptar uma embalagem, alterar a modelagem do biquini ou até mesmo mudar a cor da corda da cadeira. Ele não sabe como é o seu processo.
É importante que o departamento de desenvolvimento/criação comunique os seus deadlines, compartilhe suas dificuldades. O cliente não está na nossa indústria presenciando o processo, então é estritamente importante que ele não fique “à cegas” esperando pela resposta final com o preço que vai vir daqui 20 dias.
Manter o cliente em constante comunicação informando o follow-up do processo é uma maneira de manter contato e mostrar interesse no negócio mesmo que, as vezes, com alguma morosidade que possa existir. Ele vai visualizar uma qualidade de serviço que não é palpável, mas que é muito importante quanto falamos da distância em que trabalhamos com os outros países.
Morosidade é algo é que medido diferente em cada cultura. O que pode ser demorado para um Londrino pode não ser demorado para alguém que mora no interior de São Paulo. As vezes uma empresa Paraguaia tem o hábito de negociar com americanos e quando uma empresa brasileira diz para ele que vai demorar 20 dias para enviar o preço, ele simplesmente desiste por não estar mais acostumado a este tipo de processo.
Atender ao timing do cliente é importante porque depois deste tempo o “desejo” de comprar com a sua empresa pode ir embora porque outro foi mais rápido e mais atencioso.
Tenho um case de um amigo empresário que conseguiu atender a uma rede de academias da América do Sul desenvolvendo para eles uma linha de suplementos. Ele conquistou o cliente porque seu setor de desenvolvimento foi ágil e qualitativo no processo. Era o tipo de parceiro que a academia queria, mas não estava encontrando, alguém que fizesse o processo no timing dele, mais rápido do que todos os outros.
Construir um departamento de desenvolvimento bem alinhado consigo, comunicativo em que compreende os pontos e necessidades de realizar o feedback, deadline e follow-up para o cliente internacional é importantíssimo.
Desenvolver produtos que estão à frente do mercado é um diferencial. O Desenvolvimento é que fomenta as ideias e faz a empresa sempre caminhar um passo a frente de seus concorrentes e ser inovadora. Como diz um empresário amigo meu: “Eu gostaria que meus produtos tivessem alma”. Esta é a melhor maneira de mostrar o quanto o desenvolvimento é a alma do negócio, ou do seu produto no caso.
Quando desejamos abrir outros mercados, temos que estar aptos e disponíveis para atendê-los com uma agilidade e qualidade de serviço maior que a nossa cultura nos exige. Estar com a mente aberta para entender que o outro necessita de informações diferentes, processos diferentes e adaptações é muito importante.
Estarmos com a mente aberta para compreender a cultura do outro país é entender o que precisamos mudar em nossos processos, produtos e serviços, dentro da empresa para esta internacionalização, seja ela pequena ou grande para a empresa.
Você quer conhecer mais sobre qualidade de processos e disseminação de cultura internacional dentro da sua empresa? A Exmais está aguardando o seu e-mail no contato@exmais.com.br!