As vezes ficamos sonhando com as grandes marcas como Mc Donalds, Havaianas, Chanel, entre outras que estão na boca do maior número de pessoas ao redor do mundo.
É muito bom viajar e encontrar uma marca em que você pode confiar, pois você já sabe a qualidade e padrão da empresa.
O seu cliente também sentirá a mesma segurança ao se mudar para Portugal e encontrar a sua marca de móveis, a sua cerveja favorita e até mesmo aquela marca de sapatos confortáveis que ele só encontra no Brasil. A probabilidade do seu cliente continuar sendo seu cliente em outro país é muito alta.
Quando a empresa consegue construir um patrimônio de produtos e serviços, o cliente irá acompanha-la onde quer que ele esteja.
Agora você deve estar se perguntando: – Tudo bem, eu entendi que ter uma marca internacional é a certeza da construção de uma história em que o cliente se fideliza ainda mais, mas como eu faço isso?
Pensando nisso, discorri abaixo 5 itens essenciais para uma estratégia de marca internacional:
1 – Analise seus concorrentes e saiba posicionar o seu produto.
É importante posicionar seu produto no mercado internacional e não simplesmente joga-lo e ver o que vai acontecer. Neste caso não dá para fazer o jeito brasileiro de arrumar tudo depois. As vezes um tiro errado dependendo do país não dá para concertar.
2 – Forme parcerias com seus importadores e parceiros internacionais.
São eles quem vão te ajudar a entender mais o mercado e investir na sua marca com uma estrutura que você não possui lá fora hoje.
3- Monte uma tabela de preços justa e competitiva.
Ninguém aqui está falando para usurpar nos preços, tanto para baixo quanto para cima, porém é necessário fazer uma análise de preços, posicionar o produto, estudar a cadeia logística de cada país e fazer uma estratégia competitiva.
4- A comunicação é a sua voz
Montar um material comunicacional focado na cultura e no seu cliente foco, é o mais importante. Cada país pensa e age de uma forma diferente e conhecer os clientes é importante para saber quais palavras usar e quando usar para conquistar os seus consumidores.
5- Marketing
Com certeza esta ferramenta não faltaria na nossa listinha. Ela é a ferramenta que nos ajuda a impulsionar o seu produto, que já é lindo e competitivo, mas não fala sozinho. Com o marketing nós criamos a necessidade na cabeça do cliente, afloramos o nosso produto e construímos uma tendência de consumo cultural.
Você gostou das nossas dicas? Continue acompanhando nossas matérias e se precisar montar algo é só chamar a Exmais!