A exportação é uma forte ferramenta de estratégia de crescimento da empresa
Quem segue nosso blog já viu nossa matéria sobre a diferença entre exportação e internacionalização. É importante saber a diferença dos dois pois assim teremos mais claramente em nossa mente, as diversas vertentes da internacionalização. Hoje nós vamos falar porque a exportação é uma ferramenta importante para o processo de crescimento da empresa.
Para te convencer do quanto esta ferramenta é potente, apresentamos abaixo os 7 principais motivos pelo qual você deve começar a exportar hoje!
- Obter segurança financeira
- Carteira de clientes diversificada
- Canais de distribuição variados
- Acesso a novos concorrentes e estratégias
- Desenvolvimento interno
- Diversificar Riscos
- Aumentar o faturamento
- Profissionais diferenciados (Maturidade de equipe)
- Aumento da capacidade inovadora
- Incentivos Fiscais
A exportação possibilita o confronto com outras realidades comerciais e culturais diferentes da brasileira. É uma excelente alavanca para dar um upgrade em todos os departamentos da empresa, pois o mercado internacional pode demandar alguns ajustes, adaptações ou certificações, ou seja, evolução.
A exportação não deve ser vista como um mercado temporário para desovar os produtos que temos em estoque ou para ganhar com a alta do dólar, mas sim como uma ferramenta de crescimento de médio prazo.
Consolidar mercados, aumentar a variedade de clientes diversificando o faturamento é a chave para tempos de crise como agora. As empresas que exportam tem mais segurança financeira e tempo para respirar em momentos difíceis como a pandemia.