É importante internacionalizar a empresa no momento certo, assim como o atleta chega em condicionamento adequado para tal campeonato
– “Tenho um conhecido lá em Miami e quero vender meu produto para lá”, “Ah, me ligaram de Portugal e disseram que estão interessados no meu produto, como eu faço a venda?”. Estas são frases que 99,9% dos profissionais do Comércio Exterior já ouviu. Infelizmente esta é uma situação corriqueira.
Devido a globalização, as multinacionalidades e a facilidade de se morar em outro país, as informações e o interesse por outros produtos também aumentaram. E como qualquer pessoa inteligente, fazem disso um negócio.
Em nenhum momento podemos dizer que esta é uma maneira incorreta de pensar no comércio internacional, afinal, não há certo ou errado, porém é importante saber dos riscos que envolvem trabalhar sem planejamento estratégico no mercado exterior.
Para internacionalizar uma empresa ou marca é necessário considerar a capacidade de atendimento ao mercado internacional referente a cada departamento que envolve a empresa.
Os países do exterior tem demandas diferentes e consecutivamente é necessário atender padrões internacionais diferentes para embalagem, documentos, ingredientes, certificações de planta, fechamento de câmbio entre outras. Analisar as necessidades dos mercados, adaptar os processos internos, treinar os profissionais é muito importante para atingir uma maturidade exportadora para dar início a todo o processo com pé no chão e consistência.