Qual a função e como escolhe-las?
As feiras internacionais acontecem em vários países e diversos seguimentos, tanto no varejo, foodservice, agronegócio, tecnologia, calçados e confecção.
A feira é um portal de acesso aos concorrentes do mundo todo. Por ela é possível comparar sua oferta exportadora com centenas de outras ofertas de diferentes países e cidades e também é possível obter conhecimento para melhor gerenciar sua exportação, pois o conhecimento nas feiras absorvido é gigante.
Ela é uma das ferramentas para impulsionar a exportação, não é a principal e nem a única. Podemos considerar que sete de 10 empresas realizam compras após terem visitado uma feira e feito contato presencial com alguém da companhia.
Para isso nós da Exmais elaboramos 10 motivos para você começar a sonhar com um stand internacional:
- É muito mais fácil conquistar o cliente com olho no olho e apresentando seus produtos fisicamente do que por e-mail ou whatsapp;
- Aumento de networking em um curto espaço de tempo;
- Oportunidade concreta de visualizar as reações dos possíveis clientes;
- Maior concentração de clientes e concorrentes por metro quadrado;
- É possível testar novos produtos e ter um feedback instantâneo do comprador;
- Possibilidade de realizar uma pesquisa de mercado com mais assertividade;
- Maior probabilidade de encontrar parceiros e distribuidores porque o cliente que vem no seu stand está interessado realmente no seu tipo de produto;
- Desenvolver a imagem da empresa pois a vitrine internacional também é um investimento em marketing;
- Fortalecer os laços com clientes já existentes;
- Reavaliar as estratégias do departamento de exportação ao realizar um networking com outras empresas;
É MUITO importante visitar a feira antes de ser um expositor. Conhecer o ambiente, os concorrentes que habitualmente expõe naquela feira, tipo de stands, canal de distribuição que a feira tem foco, quais os tipos de produtos exibidos na feira, entre outras grandes informações muito valiosas que vão te ajudar a montar a estratégia para participar certeiramente.
Para escolher a feira correta para o seu tipo de produto é importante ter delineado a estratégia internacional da empresa, tanto por continentes e países, quanto por cidades e distribuidores. Assim pode-se escolher a melhor feira para atingir o plano de estratégia internacional desenhado.
Pesquisar e mapear os objetivos é o mais importante para escolher uma feira. Vem com nós da Exmais, porque este é nosso trabalho! Nós participamos de feiras anualmente e te auxiliamos a traçar o melhor caminho para o seu negócio!