Internacionalizar uma empresa significa expandir sua atuação para outros países. Essa atuação pode se dar desde a exportação do produto até a abertura de uma unidade industrial no exterior.
Levar um empreendimento para o âmbito internacional é benéfico para seu crescimento. Entre as vantagens está a oportunidade de reduzir a dependência do mercado interno, diversificar os produtos, atingir novos públicos, aumentar a produtividade e, consequentemente, gerar mais lucros.
Porém, internacionalizar também é um desafio e exige a utilização de estratégias corretas já será necessário adaptar-se a uma nova cultura, submeter-se às leis e conquistar um novo público.
Todas as decisões desse processo devem ser tomadas com base em muitas pesquisas e análises de mercado porque até mesmo a cor da embalagem de um produto gera impacto nas vendas.
Uma das principais escolhas é a forma de internacionalização a ser utilizada, que determinará quais serão os exercícios praticado no novo mercado. Entre as empresas brasileiras, as formas mais comuns são:
Escritório próprio (40,2%)
Somente exportação (38%)
Assistência pós-venda (20,1%)
Armazém próprio de distribuição (18,8%)
Unidade produtiva própria (17,9%)
Franqueados (8,3%)
Centro de Pesquisa & Desenvolvimento (6,6%)
Licenciamento de marca (6,1%)
Transferência de tecnologias (5,2%)
Loja própria (5,2%)
Licenciamento (produção local de produtos) (4,4%)