Assim como falamos na matéria anterior, os processos indiretos são realizados por uma outra empresa que não é a fabricante/vendedora, que habitualmente podem ser considerados Traders.
Na exportação direta, toda a estrutura é feita pelo exportação, sendo assim importante construir um departamento internacional qualificado dentro de sua empresa para atender ao cliente internacional e realizar todo o processo independente.
Muitos empresários compreendem a cadeia do processo e devem estar se perguntando a diferença entre usar uma trading company e vender diretamente de sua empresa, pois em todos os casos ele terá a venda em seu faturamento.
Porém o processo internacional vai além do mero faturamento e fechamento de câmbio em moeda estrangeira. A gestão, o controle de dados, gestão de informações, maturidade para efetuar estratégias internacionais consistentes é o que envolve uma empresa que tem o controle da operação direta.
Para isso eu listei abaixo 8 vantagens das empresas que efetuam os processos diretamente:
- Controle da operação;
- Internacionalização e controle da marca;
- Maior domínio do planejamento interno;
- Desenvolvimento e qualificação da equipe interna;
- Flexibilidade da logística;
- Desenvolvimento de fornecedores;
- Redução de custos;
- Acesso direto ao cliente e ponto de venda;
Além das vantagens que listamos acima, a empresa tem outra muito maior que não mencionei. O conhecimento e amadurecimento para ter autonomia nas decisões internacionais que vão dirigir a sua marca mundialmente.
Fique ligado que toda segunda tem matéria nova no nosso Blog da Exmais! Comenta aqui embaixo se você curtiu e se a matéria foi válida para você!