Quando se pensa sobre exportação, é comum imaginar um processo burocrático, difícil, e principalmente, arriscado. Existem alguns mitos que criam estereótipos negativos e que podem ser evitados através da informação e do conhecimento sobre o processo.
A ExMais preparou uma lista com alguns dos principais mitos sobre o processo de exportação, confira.
Só as grandes empresas conseguem exportar
Embora as grandes empresas concentrem 95,9% do valor exportado pelo Brasil, em número absoluto de empresas exportadoras, as micro e pequenas são maioria.
O mercado interno é suficiente para o crescimento da indústria
O mercado interno do Brasil é grande, porém 98% dos consumidores do mundo estão no exterior. Além disso, o mercado internacional apresenta grande demanda, assim, aumentando o lucro e inovação. Ter mercados no exterior diversifica o risco e deixa a empresa menos vulnerável aos ciclos negativos da economia nacional.
É obrigatório um volume mínimo
É possível operar com qualquer quantidade, mas é preciso ficar atento: quantidades muito pequenas podem encarecer demais o custo final do produto, inviabilizando economicamente a venda ou a compra. Todas as taxas, impostos e despesas aduaneiras envolvidos devem ser consideradas.
O modal marítimo é sempre mais barato que o aéreo
Quando se trata de cargas de pequenos volumes, pode ser mais econômico realizar o embarque aéreo que marítimo, devido aos custos fixos que existem no marítimo e as demais taxas atreladas à operação que são maiores que do aéreo.
É difícil prospectar mercado no exterior
Ter conhecimento das possíveis barreiras comerciais e da cultura do país-alvo, e possuir as ferramentas corretas, permite encontrar mercado no exterior sem complicações.