Um dos setores de produtos brasileiros que vem crescendo anualmente comércio internacional e demonstrando a qualidade da produção nacional e a importância do setor para a economia é o de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Devido ao reconhecimento mundial da qualificação dos procedimentos estéticos brasileiros, as empresas focadas na beleza e no bem-estar tem grandes oportunidades de se posicionarem no mercado internacional e participarem ativamente.
As redes de estéticas foram, pelo terceiro ano consecutivo, o mercado que mais cresceu no Brasil e se destacou no exterior, de acordo com a Associação Brasileira de Franquias (ABF). O Brasil foi o quarto maior mercado de estética e beleza do mundo, após o ramo de franquias, na área da Saúde, Beleza e Bem-estar, faturar aproximadamente R$ 34,2 bilhões. Além disso, o turismo estético também ganhou força nos últimos tempos, podendo virar lei no Brasil a fim de atrair investimentos estrangeiros, com possibilidade de injetar R$ 15 bilhões na economia, de acordo com o Ministério do Turismo.
De janeiro a setembro de 2022, o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos cresceu 13,5% no âmbito das exportações em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). A renda atingiu US$ 128 milhões, com destino a 117 países, sendo os principais Argentina (US$ 47,39 milhões), Estados Unidos (US$ 16,84 milhões) e Colômbia (US$ 9 milhões).
São principalmente as características de produção sustentável e da associação de branding com a fauna e a flora nacionais, em especial da Amazônia, que fazem os produtos nacionais desse setor ganharem destaque no mercado internacional, conforme a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).