O marketing internacional é o meio para conquistar clientes e alcançar novos mercados no mundo inteiro.
Para Kotlher, marketing é traduzido em estratégias e processos através do quais “indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”. No mercado exterior, esses procedimentos são realizados tomando como base as particularidades de cada lugar. Marketing internacional vai além de aplicar estratégias internacionais em outros países.
Também chamado de marketing global, consiste em adaptar o planejamento, produção, divulgação e promoção para os mercados externos, com o objetivo de expandir os negócios mundialmente. Para isso, é preciso compreender as necessidades do novo público-alvo, adequar sua oferta e encontrar o caminho certo para atrair clientes e se posicionar no exterior.
Nesse processo, algumas características são fundamentais, confira:
- Planejar a entrada no mercado global (saiba onde quer chegar)
- Analise a concorrência local (benchmarking)
- Adeque a linguagem para cada país
- Entenda os diferentes hábitos
- Alinhe às estratégias usada em outros países (unifique a identidade global)
- Estude as regras internacionais de atuação (patentes, licenças, tratados)
- Encontre parceiros e alianças internacionais
- Utilize o poder do marketing digital
Para expandir o negócio ou ampliar a competitividade, o marketing internacional exige um plano consistente que estuda o mercado além das fronteiras e prepara a empresa para prosperar em qualquer país.