Uma das formas mais eficazes de estudar um mercado, conhecer a concorrência, identificar representantes e promover vendas é viajar para o exterior e conhecer o seu nicho de mercado através da vivência.
Participar de feiras internacionais no Brasil e no exterior são uma oportunidade eficaz para a aquisição desse domínio do mercado almejado. As feiras comerciais tornaram-se um dos mais eficientes canais de contato.
Mas antes de participar de um evento como expositor, é importante conhecer como visitante as principais feiras do setor de seu interesse. Se bem empreendida, essa visita proporcionará aprendizado para a participação eficiente como expositor.
Pontos importantes
– Atendimento aos visitantes, equipe capacitada para se comunicar em outros idiomas e com total conhecimento sobre o produto.
– Distribuição de catálogos e material promocional;
– Lançamentos de produtos;
– Análise de preços dos produtos concorrentes;
– Exposição eficiente dos produtos ofertados e suas características;
– Escolha de locais estratégicos;
– Técnicas mercadológicas utilizadas.
Vantagens
– Contato direto com potenciais clientes;
– Publicidade para os produtos da empresa;
– Reação imediata do público e percepção de mudanças necessárias;
– Concretização de vendas.