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Zara, um caso de sucesso de internacionalização

A Zara, empresa espanhola, é uma rede de lojas de roupas e acessórios que está presente em cerca de 96 países e conta com milhares de estabelecimentos, sendo uma das principais no ramo da moda.

A marca teve seu início em um galpão na cidade de La Coruña e desenvolveu-se gradativamente, tornando-se um caso de sucesso. A história começa quando o espanhol Amancio Ortega, aos 14 anos, torna-se garoto de recados de uma camisaria chamada La Gala, de grande importância e requinte em sua cidade. Lá o jovem percebeu seu interesse pelo ramo, a lucratividade do setor e adquiriu experiência. Aos 27 anos, decidiu abrir sua própria empresa de confecção, que produzia roupões femininos com o trabalho de sua família.

Aos poucos, o negócio foi crescendo e ingressou no varejo, sendo fundada a primeira loja em 1975. Em menos de 10 anos, a empresa já contava com outras lojas em grandes cidades espanholas, oferecendo coleções de roupas femininas e masculinas em sintonia com as tendências mundiais e a preços acessíveis.

Foi em 1988, que se iniciou sua internacionalização com a abertura de uma loja em Portugal. Pouco tempo depois, Nova York e Paris receberam a empresa e em sucessão, México, Grécia, Bélgica e Suécia, em 1999 são criadas filiais também no Brasil, Alemanha e Holanda. Um marco da expansão e a principal conquista internacional foi a inauguração da primeira loja em uma das capitais da moda, Milão.

Em 2006, a milésima loja foi aberta, na artística cidade italiana de Florença, e a marca ingressa também no mercado digital.

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