No mercado nacional a maioria das empresas tem o hábito de analisar o crédito do cliente, ver se o nome está limpo, analisar se os produtos que ele vende está no nível e canal que seu produto/serviço pede.
Internacionalmente falando, o cenário não muda, porém a nossa cultura é diferente. Nós temos o hábito de pensar valorizar mais os produtos e serviços estrangeiros, e assim nós acabamos não fazemos uma análise mais qualitativa para saber se realmente é uma empresa real, correta e que realmente conhece o mercado do seu produto.
Para isso nós compilamos aqui embaixo algumas dicas e informações para que você, empresário e analista de comércio exterior tenham uma outra visão sobre como escolher o seu cliente internacional.
Quais informações eu devo coletar sobre o meu possível parceiro internacional?
- Mentalidade de extensão.
O seu parceiro internacional é uma extensão da sua empresa. Ele tem uma estrutura de distribuição no país de destino que você não possui lá. Sua empresa é no Brasil então toda a sua qualidade, padrão e nível devem ser apresentados no país de destino por meio de seus parceiros. A qualidade e valores do seu distribuidor devem ir na mesma direção da sua empresa.
- Parceiros e concorrentes paralelos ao seu produto.
Se você vende macarrão, é muito importante que seu importador e o seu distribuidor venda algum alimento paralelo a este produto, tipo queijo, molhos e outros produtos para que ele tenha em sua lista de clientes ativos os mesmos públicos que vão comprar seu macarrão. E isso serve para qualquer tipo de produto. Experiência no ramo e clientes ativos é algo que vai trazer resultado imediato na distribuição do seu produto no outro país.
- Estocagem do produto.
Saber a maneira no qual o seu cliente, estoca, carrega e distribui o seu produto no país de destino é de grande valia pois ele está construindo a sua marca lá fora. Ter uma boa logística, que tenha cuidado em todo o processo até o final da entrega é transferir a sua qualidade nacional para o seu parceiro internacional.
Uma vez fui visitar um importador que queria comprar alimentos e quando entrei no estoque dele, só tinha confecção e produtos de limpeza. Ele não tinha nenhuma estrutura limpa, em bom estado para receber alimentos. Este não é o padrão que buscamos para nossos distribuidores, então fique atento!
- Abertura para treinamento e auxílio.
Alguns clientes internacionais já tem sua própria estrutura de treinamento, padrão de uniformes para os vendedores, promotores, controle de sell-in e sell-out do cliente entre outros padrões e ferramentas.
Porém alguns clientes não possuem este tipo de padrão, principalmente em alguns países que tem uma economia inferior ao Brasil. Por isso é importante analisar a estrutura de treinamento comercial e controle de dados para que, quando o cliente não possuir, você tenha a possibilidade e autonomia para agregar valores à empresa dela e esteja apto para fazer este trabalho.
Esta e outras ideias você só consegue aqui no nosso blog! Fique atento que toda segunda-feira nós postamos matérias e ideias para te auxiliar no Comércio Internacional!