No dia 7 de julho celebramos o dia mundial do chocolate e hoje é dia de falar deste queridinho de muitas e muitas pessoas em todo o planeta. Ele que nos ajuda a manter o nível do humor, combate o colesterol, reduz a pressão arterial, ajuda na saúde do coração, respiratória, entre outros.
Em 2019 o Brasil exportou 50.722,61 toneladas de cacau em pó, manteiga/pasta resultando em uma receita de US$ 199,73 milhões. O cacau bruto/torrado em 2019 representou US$ 1,86 milhões de rendimento e ficou em 261º lugar no ranking de exportações brasileiras totais.
Segue abaixo a lista dos países destinos das exportações de cacau em pó, manteiga ou pasta de cacau do Brasil e sua representatividade:
Apenas Europa e os Estados Unidos correspondem a cerca de 55% do consumo do chocolate no mundo. O cidadão suíço consome mais de 9 kg de chocolate por ano, ficando em primeiro lugar no consumo desse alimento.
Os 10 maiores exportadores de chocolate do mundo, concorrentes das nossas empresas brasileiras, representam 70.5% destas exportações, são eles: 10º Suíça, 9º Reino Unido, 8°Canadá, 7°França, 6° Polônia, 5° Itália, 4° Estados Unidos, 3° Holanda, 2° Bélgica e a Alemanha em 1° lugar. Segundo a fonte World’s top export.
Agora falando de empresas fabricantes de chocolate com distribuição em escala mundial são elas: Mars, Mondelez, Nestlé, Ferrero, Kraft Foods e Hersheys. No gráfico abaixo está a nossa balança comercial referente a compra e venda de chocolate, segundo a Abicab – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas, e também o gráfico com detalhes dos destinos das exportações brasileiras de chocolate.
Apesar de possuirmos toda a cadeia produtiva internamente nós ainda somos grandes importadores do produto.
Existem grandes feiras de alimento mundial e também feiras específicas para o negócio do chocolate. Há grandes oportunidades para encontrar os concorrentes, entender sobre o paladar dos outros países e aprimorar o seu produto para o mercado internacional.
O mercado do chocolate é grande e representativo, tanto internamente, quanto no exterior. Independente da quantidade de concorrentes, sempre há espaço para um novo produto com um novo design para conquistar um novo seguimento ou país.