Para você que acompanha nossas matérias e posts semanais, já deve ter visto em nosso blog o assunto sobre internacionalização de empresas, nele nós comentamos quais são os países preferidos para os empresários internacionalizarem os seus negócios.
Hoje nós vamos te ajudar a entender um pouco mais porque estes países estão no top 10 de internacionalização das empresas brasileiras. São eles: Estados Unidos, Portugal, Paraguai, Bolívia, Argentina, Chile, Angola, Colômbia, México e Espanha.
Para escolher os países que a empresa tem mais oportunidades de sucesso para internacionalizar o seu negócio é preciso fazer uma análise político-econômica e sociocultural.
Dependendo do produto foco da sua exportação, o lado sociocultural irá pesar mais, pois você precisará da certeza de que o seu produto será aceito pelo consumidor. Falamos muito disso no ramo de alimentos, pois o sabor mais doce, mais azedo, mais salgado ou mais frutado interfere muito na escolha do produto para o consumidor final e se não cair no gosto dos clientes do exterior você perderá dinheiro.
O lado político-econômico leva em consideração a economia, a estabilidade financeira do país, taxa de crescimento do PIB, o PIB per capita, inflação, entre outras características que precisamos analisar antes de investir no país.
Levando em consideração estes dois cenários, é necessário analisar, o público alvo, os concorrentes, preços, o seu produto e o canal em que você deseja comercializá-lo. Desta forma é que escolhemos qual o melhor país para começar a internacionalização.
Com esta listinha de países que citamos acima podemos dizer quais deles são mais estáveis economicamente, como os Estados Unidos, Chile, Colômbia e México. Outros são mais parecidos com o Brasil por falarem o Português, como a Angola e Portugal. O Paraguai por ter alguns costumes e o paladar um pouco mais parecido com o nosso é uma ótima opção. Mesmo Espanha é bastante interessante, por ser um país mais similar ao Brasil em alguns sentidos devido à migração de muitos espanhóis para o Brasil.
É grande, a quantidade de empresas que escolhem começar sua internacionalização pela América do Sul, tanto que 5 países da lista estão localizados no nosso continente.
Vários são os motivos pelos quais estes países são escolhidos; como posição geográfica mais próxima do Brasil, menor gasto para investimento, custo de vida mais acessível, deslocamento mais rápido para a entrega de mercadorias e visita de clientes, tratado do Mercosul e o maior conhecimento dos hábitos dos latinos.
Várias são as características que podemos considerar para que estes sejam os países mais escolhidos entre as empresas que se internacionalizam, por isso iniciar a sua análise de viabilidade comercial por esses países vai te economizar tempo e dinheiro. Se você está considerando internaciolizar a sua empresa, conte com a Exmais para te ajudar.
É só dar uma ligadinha aqui que a gente te ajuda.