Quando pensamos em internacionalização nos vem a mente a possibilidade de vender um produto ou serviço no exterior, mas e quando este produto é uma franquia? Uma loja física fica mais difícil internacionalizar ou o processo é o mesmo?
Hoje em dia temos muitos casos de franquias brasileiras que se internacionalizaram como a Chili Beans, Maple Bear, Havaianas, Casa do Construtor, Fogo de Chão e também a franquia de lingerie Hope. Todas elas passaram por um processo para chegar até o momento de abrir uma loja no exterior.
Algumas acertaram de primeira, outras passaram por alguns fatos antes de obter o sucesso da internacionalização. Existem algumas informações básicas que você precisa saber antes de dar este grande primeiro passo mercado à fora!
É importante entender que as empresas brasileiras tem competitividade no exterior e temos sim. Pensar que ao testar o poder da marca no exterior e ter acesso a diferentes concorrentes, você estará melhorando sua marca no mercado nacional também. E o considerável: É preciso aprender a teoria dos negócios internacionais.
Vender uma franquia não é mais nem menos trabalhoso que vender uma marca, produto ou serviço, é preciso dedicação, tempo e investimento.
Veja nos números como o empresário brasileiro está mergulhando neste mercado. Em 2014 eram 106 empresas brasileiras operando em 53 países, depois em 2018 foram 145 marcas em 114 países. Isso é um aumento considerável.
Segue abaixo o top 10 países preferidos para a internacionalização das franquias:
Para começar é preciso ter muito conhecimento e estudo sobre o mercado e os hábitos de consumo do país em que pretende-se exportar. Especialmente o público alvo e as exigências de diferentes consumidores de diferentes regiões.
Saber sobre as barreiras protecionistas do país de destino, prever o orçamento para colocar o projeto em prática. Buscar e capacitar os executivos com experiência internacional é importante para manter o mesmo padrão de qualidade e serviço da matriz.
Depois de tudo isso, você deve estar se perguntando: Como escolher o melhor país para se internacionalizar?
Assim como falei acima, a melhor escolha vem com muito conhecimento e estudo. Conhecer bem o negócio, modelo de atuação e público alvo potenciais para o seu serviço.
Pesquisar sobre os mercados internacionais capazes de receber franquias. Avaliar a proximidade geográfica e cultural. Levantar os custos de operação, saudabilidade da economia do país, taxas cambiais, legislação, entre outros.
Estudar e obter conhecimento cada vez mais profundo sobre o país em que se pretende internacionalizar é o melhor caminho. Analisar as melhores respostas para os critérios de análise acima já é um bom percurso para conhecer o mercado.
Sabemos que tudo isso leva tempo e é preciso ter alguém com experiência ao seu lado.
Se você está cansado de ver 500 vídeos e inúmeras palestras sobre internacionalização e ainda não saiu do lugar, é conosco que você vai obter segurança porque tudo o que fazemos é junto com você empresário. Juntos definimos as metas, estudamos o mercado e obtemos todas as informações para você e sua equipe tomar a melhor decisão possível.
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