Categorias
Blog

O que o navio no Canal de Suez tem a ver com o nosso dia a dia?

Inaugurada em 1869, o Canal de Suez que é localizado no Egito, é uma artérias do mundo e contém 193 quilômetros, conecta o mar mediterrâneo ao mar vermelho. Segundo a BBC, 12% do comércio mundial passa por este canal. Por aí já podemos ter uma ideia de que algo pode impactar nossa rotina.

O cargueiro Ever Given, de cerca de 400 metros de comprimento, peso de 200 mil toneladas, encalhou por uma falha técnica que esta sendo pesquisada até hoje, mas o motivo pelo qual ele encalhou não é nosso foco hoje.

Você já parou para pensar porque o canal é tão importante para nós?

Primeiro porque ele é um elo entre o Oriente e o Ocidente. Ele tem um alto valor porque oferece aos navios uma rota mais curta entre a Ásia e o outro lado do globo sem ter que passar pelo Cabo da Boa Esperança no extremo sul do África. Neste trajeto feito pelo Canal de Suez é possível dizer que um navio esta economizando 9 mil quilômetros na rota em cada sentido, reduzindo em 45% a sua distância.

Quem não quer ter uma economia destas na sua rota?

Outro motivo é pelo valor financeiro que o canal possui. No canal passam por dia cerca de 50 bilhões de reais em cargas. Cerca de 19 mil navios em média por ano.

Podemos considerar que o canal de Suez é vital para a cadeia de abastecimento do globo porque por lá passam-se gás, combustíveis, alimentos e infinitos produtos. Levando em consideração que durante este tempo em que o navio ficou encalhado, acumulou uma fila de cerca de 150 navios aguardando passagem pelo canal.

Com o atraso da passagem dos navios pelo canal e consecutivamente atraso na chegada dos navios nos portos de destino, aumenta o risco de congestionamento nos portos e isso afeta totalmente a cadeia de abastecimento.

Podemos pensar que algo em nosso entorno vai atrasar porque algum destes 150 navios com certeza estava vindo para o Brasil para nos abastecer com alguma coisa.

A cadeia de abastecimento do globo esta conectada de alguma forma e fluída pela maneira no qual ela trabalha. Os embarques internacionais estão vulneráveis a qualquer acontecimento que as vezes foge do nosso controle, por isso é importante ter uma exportação bem planejada, fazer o seguro da carga, planejar o embarque antecipadamente combinado com o cliente. De alguma maneira um bom planejamento pode ajudar a minimizar os riscos que podemos encontrar pela frente.

Vamos programar toda nossa cadeia logística de importação e exportação com cautela e planejamento. Veja com a Exmais como nós podemos te ajudar.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Select Language »
×