O mundo da internacionalização é muito abrangente e possui uma variedade de ferramentas que nos possibilitam planejar a exportação da melhor maneira possível. É importante nos atentar da gama de possibilidades, pois a exportação é apenas uma das ferramentas da internacionalização. Quando falamos de internacionalizar uma empresa ou marca, é considerável buscar instrumentos de trabalho e análise para realizar o projeto de maneira eficaz.
É valoroso entender a diferença entre exportação e internacionalização. Obter discernimento dos dois processos é importantíssimo para clarear metas, encontrar os objetivos certos e definir ações, pois entender as etapas separadamente nos ajuda a responder perguntas que vão nos guiar para desenvolver um bom planejamento.
A exportação é a venda ou remessa de um país para outro; usando a linguagem do comércio exterior, seria desnacionalizar a mercadoria no seu país de origem e enviá-la para um outro país, e lá, será nacionalizada passando pela aduana, antes de entrar no território. Podemos entender que exportar é o simples ato da venda saindo de nossas fronteiras. Na exportação nós simplesmente atendemos a necessidade de produto de um cliente internacional. Vendemos o nosso produto para proporcionar valor para aquele mercado ou país, agregando mais variedades para aquele mercado ou até mesmo atendendo uma necessidade pontual.
A internacionalização é simplesmente internacionalizar, ser internacional. Podemos definir como o processo de tornar ou transformar uma empresa ou marca internacionalmente.
Na internacionalização existe todo o processo de desenvolvimento de capacidade interna de uma empresa, tanto fisicamente quanto de inteligência e treinamento de equipe; estratégia de mercado, análise de produto e marca, definição de planos e objetivos por país e por linha de produto.
Nossa consultoria visa o desenvolvimento da melhor forma para a aplicabilidade de uma internacionalização com eficácia, junto a você empresário, sanando todas as dúvidas e planejando caminhos junto a sua equipe. Acreditamos na internacionalização de pessoas e mentes, pois a humanização do processo internacional é o resultado de uma empresa com um alto nível de capacidade de planejamento e pensamento com mindset internacional, levando a mesma a outro patamar comparada as empresas nacionais.
É importante que você empresário entenda a diferença de uma simples venda que é a exportação e que a internacionalização abrange muito mais que uma venda, é o planejamento de pessoas, departamentos, marcas, linhas e países para que você construa a sua marca onde quiser e como quiser, sendo então um player internacional.
O planejamento de internacionalização possibilita o desenvolvimento de marca, escolha de mercados e parceiros de melhor qualidade, maior rentabilidade, menor risco e diversificação de faturamento, pois uma empresa internacional tem menor chance de ter problemas em uma crise financeira nacional. Nós da EXmais te ajudamos a levar a sua marca para o mundo e sua empresa para outro nível!