Vinhos padrão brasileiro

Além de ser o maior produtor de espumantes da América Latina, o Brasil também vem sendo reconhecido também pelos vinhos finos. Os produtos brasileiros estão conquistam cada vez mais consumidores pelo mundo, atingindo recorde de exportação nos últimos dois anos.

Em 2021, o setor de vitivinicultura exportou US$ 12,3 milhões, 53% a mais que 2020. Durante o ano passado, ultrapassou a marca dos US$ 12 milhões. O Brasil conta hoje com mais de 1,1 mil vinícolas, sendo a região Sul a principal produtora, responsável por 90% da produção nacional.

Enquanto os Estados Unidos são o principal destino dos espumantes, a Inglaterra é o principal comprador externo de vinhos finos e os vinhos de mesa têm sua demanda concentrada na América Latina. A China está tornando-se um grande consumidor dos vinhos e espumantes do Brasil.

Nos últimos 10 anos, o setor somou mais 3 mil medalhas conquistadas no exterior, demonstrando a qualidade e a força produtiva das vinícolas brasileiras.

O especialista e diretor de Ensino da Associação Brasileira de Sommelier do Rio Grande do Sul (ABS-RS), Maurício Roloff afirma que a leveza e a flexibilidade dos vinhos nacionais traduzem o espírito alegre do Brasil nos sabores, destacando nossos produtos no mundo. Roloff também explica que nos últimos 20 anos a curva de qualidade dos vinhos brasileiros subiu significativamente, e que o setor de vitivinicultura brasileiro hoje vive o seu melhor momento. “Quem ainda tem preconceitos com os produtos nacionais precisa se atualizar”, conclui.

Select Language »
×