A Gulfood é a principal feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio e contempla bebidas, lácteos, óleos, carne e frango, grãos e cereais, alimentos, incluindo de nicho e os classificados como ‘specialty’. Além de atrair milhares de compradores do mundo, o evento apresenta as principais tendências de mercado em alimentos e bebidas, mobilizando, em especial, formadores de opinião e mídia especializada do mercado árabe.
O Brasil, que participa tradicionalmente do evento desde 2009, marca presença para reafirmar seu papel de parceiro do Oriente Médio e regiões vizinhas. Os brasileiros que expuseram na Gulfood 2023 apontaram uma maior diversidade de nações frequentando a feira para fazer negócios.
Para o secretário-geral e CEO da Câmara Árabe, Tamer Mansour, o evento trouxe boas perspectivas para os empresários do País. “Foi um recorde, especialmente no que se refere à participação da Câmara, que começou a trabalhar também no pavilhão de Proteína. Foi um grande sucesso, espero que venhamos com mais empresas e espaços. Foi um grande trabalho da equipe da Câmara”, apontou ele. A entidade organizou dois espaços para expositores brasileiros na Gulfood, um no Hall 2 e outro no Pavilhão de Proteínas.
Além disso, na 28° da feira, a organizadora da participação brasileira no evento, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com entidades parceiras, promoveu algumas ações com o intuito de as práticas de sustentabilidade e de governança ética do agronegócio brasileiro e da indústria de alimentos e bebidas.
“Para além da qualidade dos produtos, é a própria imagem das empresas que tem impactado definitivamente as opções de compra dos consumidores. Então, é fundamental comunicar as boas práticas das iniciativas que apoiamos, para conquistarmos novos mercados e mantermos aqueles que já negociam com o Brasil”, afirmou a gerente do Agronegócio da ApexBrasil, Paula Soares.