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O Natal já chegou para o comércio exterior

Distante do consumidor final, o comércio passa por uma logística complexa no final de ano. Atacadistas, varejistas e distribuidores realizam um planejamento detalhado para que não faltem mercadorias nas prateleiras, principalmente, brinquedos, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e vestuário, que devem ser os mais presentes buscados nesse ano.

O processo da chegada do material à indústria até a entrega do produto ao consumidor final costuma levar entre 120 e 150 dias, já os produtos importados até 180 dias. Por isso, os comerciantes mais cautelosos realizam seus pedidos para o final de ano logo após o Carnaval, garantindo a entrega até o final de outubro para que as prateleiras não fiquem vazias.

A maior consequência de um planejamento mal executado é o aumento dos custos. Quando os prazos não são respeitados, a disponibilidade de produtos diminui e esses encarecem desde a indústria até o consumidor porque os valores agregados, como o frete, também aumentam. Outro impacto negativo é a possibilidade da falta de produtos devido ao aumento da demanda das rotas comerciais durante esse período, afetando a saída e chegada dos meios de transportes, principalmente de navios.

O Brasil, porém, tem sido beneficiado pela atuação de conglomerados internacionais. Várias empresas estão se desenvolvendo através de fornecedores internacionais gigantes no mercado, interligação que garante estoque suficiente para atender todos os presentes de Natal desse ano.

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