Categorias
Blog

Crescimento na exportação de cachaça e expectativa para 2022

Durante o ano de 2021, cresceram em valor e volume as exportações de cachaça, um dos símbolos nacionais reconhecidos no exterior. De acordo com dados do Comex Stat, compilados pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), foram vendidos 7,22 milhões de litros de Cachaça no total, um crescimento de 29,52%, o mesmo aconteceu com o faturamento: no último ano esse faturamento chegou a mais de U$ 13,17 milhões, um crescimento de 38,39%.

Mais de 70 países recebem o produto brasileiro, sendo os Estados Unidos, Alemanha e Paraguai as nações que mais importaram o produto em 2021 em termos de valor e volume. Portugal e França também estiveram entre os cinco maiores compradores.

Com o total de U$6,09 milhões, o estado de São Paulo foi o principal exportador, seguido por Pernambuco (U$ 1,84 milhão), Rio de Janeiro (U$ 1,30 milhões), Paraná (U$ 1,23 milhões) e Rio Grande do Sul (U$ 883 mil). Já em volume, o estado de Minas Gerais foi o ocupante do 5° lugar, e o Paraná passou a frente do Rio de Janeiro.

Para o diretor executivo do Ibrac, Carlos Lima, os números dos últimos 12 meses, reforçam a expectativa de uma recuperação absoluta em 2022. Ele afirma que a pandemia afetou significativamente o setor, principalmente devido ao fechamento de bares e restaurantes em todo o mundo e às medidas de proibição de comercialização e/ou consumo de bebidas alcoólicas em diversos locais. Mas a reabertura comercial e a retomada de feiras e eventos presenciais são fatores que podem potencializar a exportação. Para 2022 já estão previstas algumas ações, como o Projeto Setorial de Promoção às Exportações de Cachaça: Taste The New, Taste Brasil, e ações de capacitação de produtores da bebida.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Select Language »
×